
Coaching
Há um bom tempo, coaching é assunto sempre que se fala em desenvolvimento de pessoas. Ao longo do tempo, estruturou-se e dividiu-se em várias especialidades diferentes. É coaching para carreira, relacionamentos, financeiro, autoestima, esporte, emagrecimento etc.
Se por um lado todas essas especialidades colaboraram para um certo da profissão, ela também ajudou pessoas realmente interessadas em atuar como profissionais sérios a se habilitar e ajudar pessoas que pudessem fazer bom uso da técnica e alcançar resultados relevantes.
Se você ainda não conhece ou até agora sabe sobre coaching mais através de memes do que efetivamente de profissionais, é melhor você ler este artigo para se informar melhor do que é, como funciona e em que situações é indicado.
Mas, afinal, o que é coaching?
Coaching é um processo onde o cliente, denominado coachee, busca melhorar o desempenho para alcançar metas e objetivos por meio da assistência de um profissional, chamado de coach.
Como funciona o coaching?
É um processo realizado em sessões, geralmente semanais, de atendimento conduzidas pelo coach, com duração média de uma hora. O número de sessões varia, mas é bem comum contratar um coach em um pacote que vai de 10 a 12 sessões.
Não existe um valor máximo ou mínimo, uma vez que a profissão não é regulamentada por nenhum tipo de conselho, mas, por ser uma prestação de serviços, deve ser mediada por um contrato assinado pelas partes que esclareça seu funcionamento e valor.
O processo de coaching termina no final das sessões acordadas ou frente a algum acontecimento extraordinário que impeça o contrato de ser finalizado. O final de um ciclo não impede a contratação de outro ciclo, mas é recomendado que se aguarde um pouco entre um processo e outro, a não ser em casos especiais.
Cada sessão é conduzida através de perguntas poderosas e/ou ferramentas de assessment ou insights. Elas têm o objetivo de estimular o coachee a refletir sobre sua conduta e percepção de alguns pontos-chave ligados às metas que ele deseja atingir.
O que ele tem feito de forma minuciosa que colabora ou atrapalha seu desempenho e os resultados que vem colhendo até então. No que deve focar atenção e que medidas tomar a nível de comportamento para que seus resultados sejam mais coerentes com as metas que estabelece.
A percepção desses fatores muitas vezes podem ser internos ou externos e as perguntas e ferramentas de assessement ajudam o coachee a perceber e trabalhar para a melhoria deles.
Cabe ao coach, por meio de técnicas específicas, estimular o cliente (coachee) a buscar os recursos que ele ou adquirir os que necessite para lidar com os fatores que poderão impulsioná-lo aos seus objetivos.
No processo de coaching, é fundamental o comprometimento do coachee com a meta. Por mais contraditório que possa parecer, em muitos casos, os coachees tendem a somente se comprometer com as sessões, não trabalhando os comportamentos que o aproxima do alcance da meta durante o intervalo entre uma sessão e outra.
Isso quer dizer que boa parte do processo também acontece, ou acontece principalmente fora das sessões, onde se acordam tarefas que precisam ser executadas para a evolução do cliente.
E tudo gira ao redor das metas. Elas são estabelecidas logo no começo e perseguidas ao longo do processo. Há, naturalmente, uma “calibração” para que ela se torne exequível, relevante e verdadeiramente estimulante para o cliente. Tudo o que é feito é para que se alcance este resultado.
Portanto, ela precisa:
-
Ser objetiva (não deixando dúvidas do que se trata);
-
Mensurável (que pode ser medida);
-
Ter um responsável;
-
Realista;
-
Ter um tempo determinado para ser cumprida.
Mais de uma meta pode ser perseguida ao mesmo tempo. É comum que se divida uma meta grande em menores ou mesmo que se defina mais de uma meta ao mesmo tempo (mas não muitas para se manter o foco) que serão o epicentro do ciclo. Não há coaching se não houver metas.
Para buscar o seu cumprimento, ao final de cada sessão, o coachee se compromete a realizar as atividades previstas em um plano de ação, elaborado por ele mesmo, e posicionar na sessão seguinte o coach sobre o cumprimento do plano. Realizar o cumprimento sequencial dos planos de ações é a forma mais efetiva do cliente alcançar os objetivos.
Erro: Formulário de contato não encontrado.
Mais serviços

Coaching
O processo de coaching direciona a pessoa à possibilidade de eliminar hábitos improdutivos, tornando-se independente, motivada, proativa e preparada para assumir o controle de sua própria vida.

Orientação Vocacional
Avaliar, analisar, esclarecer e informar as suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades.

Psicoterapia
A psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.

Terapia Cognitivo Comportamental aliada a Psicologia Positiva
Trabalha as emoções, cognições, comportamentos e relações interpessoais igualmente através da proposição de metas e enfatizando a possibilidade de mudança e seu aspecto proativo.